O Perseverance já percorreu mais de 36 km, coletou 26 amostras e resistiu à poeira marciana. Até que resolveu fazer uma pausa… para uma selfie. No 1.500º dia marciano da missão, Perseverance tira selfie em Marte com a câmera WATSON, localizada na ponta do seu braço robótico — um registro composto por 59 fotos e feito em uma região apelidada de “Witch Hazel Hill”, na borda da cratera Jezero.

Mas a foto não saiu como planejado — e é exatamente isso que a tornou especial.

Curiosamente, bem na hora da selfie, um redemoinho surgiu ao fundo — inesperado, mas acabou tornando a imagem ainda mais marcante. A equipe da NASA identificou o fenômeno a cerca de 5 km ao norte do rover, numa área chamada Neretva Vallis.


Um clique, 62 movimentos e um furo na rocha

Para compor a imagem, a selfie exigiu 62 movimentos precisos do braço robótico, capturando a cena em partes. Em seguida, o retrato final foi montado na Terra com essas 59 imagens. Em uma versão, o Perseverance olha para a câmera; em outra, encara o solo.

Logo à frente dele está o buraco chamado “Bell Island”, resultado da perfuração mais recente da missão. Além disso, essa foi mais uma entre as 37 rochas e blocos já abrasados e analisados.

O rover coletou 26 amostras de núcleo de rocha como resultado desse trabalho e selou 25 delas para possível envio futuro à Terra.


Coberto de poeira, mas operando perfeitamente

A selfie também teve valor técnico. Por meio dela, os engenheiros conseguiram avaliar o estado do veículo, a poeira acumulada nos instrumentos e a integridade dos sistemas.

“Depois de 1.500 sols, podemos estar um pouco empoeirados, mas nossa beleza vai além da superfície”, brincou Art Thompson, gerente do projeto no JPL.
“Todos os sistemas estão operando normalmente, e os dados continuam vindo com força.”

Enquanto isso, o Perseverance segue pela borda oeste da cratera, numa área chamada “Krokodillen” — e ainda há muito solo marciano pela frente.


Wall-E que se cuide

Em 2008, a Pixar nos emocionou com um robozinho limpando a Terra. Hoje, no entanto, temos um robô real — em outro planeta — vivendo isso de verdade.

O Perseverance pode não dançar ao som de “Hello, Dolly!“,
mas já tem carisma o bastante para disputar o papel principal na sequência de WALL·E. E convenhamos: Perseverance tira selfie em Marte com redemoinho ao fundo? Nem a Pixar pensaria num roteiro tão bom.


Quer mais histórias assim?

No Sinapse Diária, ciência, ficção e curiosidade se encontram — sempre com boa informação em órbita.

Fonte oficial: NASA/JPL-Caltech – Perseverance Selfie

Posts Recomendados

Carregando recomendações...

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comments
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários